segunda-feira, 4 de abril de 2011

Revisão com o gastro e com a nutricionista

Sei que demorei a escrever e por isso peço desculpas.  Meus dias têm sido muito atribulados.
Hoje faz 18 dias que estou com o balão. Já passei pela revisão com o gastro e estou muito bem. Ele me pesou e eu havia emagrecido 6kg. Fiquei feliz!
Quarta-feira, dia 30, foi a vez da nutricionista. Fui para mudar a dieta, sair do líquido para o pastoso, mas quem disse q eu aguentaria mais tempo sem mastigar? Tive que ser sincera. Avisei que não seguiria a dieta pastosa e ela mandou que eu intercalasse o passo II (pastoso) com o passo III (pastoso com sólido). Estou tentando fazer isso! Ela também me pesou e agora já são 7kg eliminados.
A vida de balonada não é fácil. Comparo o que estou vivendo com o que passa um drogado tentando abandonar o vício. Tenho momentos de felicidade por estar mais magra e de tristeza profunda por não comer. Assumo que não segui a dieta a risca. Foram muitas festas nesse período e passei mais tempo viajando do que em casa.  Mas controlei as quantidades  e mastiguei bem os alimentos. Senti um pouquinho de dor, mas não tive maiores complicações.
Depois desse dias de experiências, acho que já posso dar um conselho para quem pensa em colocar o balão: não coloque o balão em época de festas que você não possa faltar. Eu sofri muito! No início, tudo que a gente precisa é ficar em casa e fazer tudo no horário certo.

3 comentários:

  1. Ola Georgia vi no seu blog que você é uma balonada e que também é da Bahia .Eu hoje vou ao medico para marca o dia de colocar meu estou anciosa e esperançosa de que vou ter sucesso

    ResponderExcluir
  2. Prezada Georgia, parabéns pelo sua iniciativa e informação.
    Eu gostaria de acrescentar referente ao seu comentário sobre balão de liquido e balão de ar que realmente o peso influencia dentro do estômago sendo que o balão de liquido pesa cerca de meio kg e o de ar cerca de 30 g.O que eu gostaria de informar sobre sua colocação
    Os balões preenchidos com ar costumam oferecer melhor adaptação na fase inicial mas segundo alguns estudos e pela observação na prática clínica parecem promover menor perda de peso, pois para algumas pessoas o peso do balão possui um efeito adicional na percepção da saciedade. Uma vantagem do balão preenchido com líquido é que, por conter um corante, em caso de vazamento o paciente poderá perceber a cor azulada da urina o que não ocorre com o balão de ar." Não procede de maneira alguma e tenho estudos que comprovam.
    O balão foi idealizado para preencher o espaço no estômago sendo que o de liquido fica instalado no Antro (acima do piloro) e o de ar fica no fundo gástrico o que também proporciona saciedade.
    O emagrecimento com o balão difere no tratamento multidisciplinar no paciente com psicólogo e nutricionista, são fundamentais.
    O balão de ar tem casuísticas de emagrecimento de 45 kg como também tem emagrecimento abaixo das expectativas assim como o de liquido também. Por isso qualquer que seja o balão ele poderá alcançar os objetivos desde que aja acompanhamento multidisciplinar.
    Em relação a segurança que você informa sobre o de liquido , vou informar a você que o azul de metileno que vai inserido com o soro e preenchido no balão só será detectado se ele esvaziar completamente
    de outra forma com pequenos vazamentos não hå como detectar vistos que serão pequenas ou micros gotas que irão vazar e detectar estes pequenos furos é quase que impossível.
    Em relação ao de ar ele é o único que é totalmente radio opaco portanto você poderia realizar um raio x e verificar sua presença ou não no estômago.
    Tenho outras muitas informações sobre o balão de ar e estou a disposição para esclarecer.
    Obrigado e parabéns pela sua iniciativa, apenas algumas informações precisam ser tratadas com mais conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Georgia, boa tarde!
    Parabens pelo seu blog, muito importante suas informações e importantes indicações.
    Eu queria apenas salientar os seus comentarios referente a comparação do balão de ar e o de liquido.
    Veja estas informações:Balão intragastrico a ar

    Mitos e verdades = desmitificação

    O balão não usa azul de metileno por isso não oferece segurança:
    Mito: o balão de ar é totalmente radiopaco, o que pode demonstrar um esvaziamento ou não, diferente dos demais que para observar o azul saindo na urina ele tem que abrir totalmente no estomago pois se houver apenas um pequeno furo o azul ira diluir se na urina sem permitir que haja constatação por raio x.

    O balão de ar esvazia antes do prazo de seis meses:
    Mito: Não, o balão atualmente é todo de polímero apresentando uma durabilidade muito maior, estas observações foram constatadas em milhares de pacientes no mundo todo e com excelentes resultados.

    O balão provoca saciedade menor em comparação ao de liquido
    Mito: Não , o balão de ar fica no fundo gástrico, nas terminações nervosas de saciedade do estomago, o que provoca uma diminuição considerável no paciente da saciedade. Cabe ao paciente seguir o tratamento composto de um grupo multidisciplinar.

    O balão de ar promove menor perda de peso
    Mito: Não, o balão de ar promove igual perda de peso ou maior, estudos comprovam isso

    A segurança do balão de ar é menor em comparação ao de liquido
    Mito: Não, o balão de ar além de ser totalmente radio opaco, jamais irá abrir totalmente no estomago provocando obstrução.
    Os pacientes que demoram para retornar ao medico após seis meses para extrair o balão e este apresentar esvaziamento irão simplesmente evacuar o balão sem nenhum comprometimento no aparelho digestivo e sem cirurgia para retira lo (Laparotomia de emergência), pois o balão de ar não se rompe, fica inteiro no caso de esvaziamento após seis meses. Não temos casos de óbitos !

    O peso do balão (30 gr) traz uma menor percepção de saciedade
    Mito: Não, o balão de ar produz uma reeducação alimentar no período de tratamento, o paciente não emagrece por vômitos, náuseas,etc. O balão de ar não permite ingestões de alimentos em grandes quantidades. Sempre que o paciente desejar ingerir uma maior quantidade de alimentos o balão de ar ira funcionar como um alarme, justamente por estar no fundo gástrico.

    O balão de ar não causa ulceras, gastrites, irritações na mucosa do estomago.
    Possue hoje uma introdução e extração tranquilas.
    Alem de retorno rápido a vida social .
    O balão de ar é importante também no tratamento de pessoas especiais, idosos pois não provocam perdas consideráveis tais como cálcio, potássio, etc. o tratamento de emagrecimento o faz de forma gradual.

    E o mais importante é que o balão seja qual for , liquido, ar.....para um total sucesso necessita o comprometimento do paciente no tratamento, médicos, nutricionistas, psicólogos, exercícios e alimentação saudável.
    Hoje as opiniões estão bem favoraveis aos balões de ar.
    Obrigado por sua atenção.
    Estou a disposição para qualquer esclarecimento
    mmacedo@helioscopie.fr

    ResponderExcluir